O líder Davi e seus guerreiros de 1 Samuel 22

 

Davi e seus liderados descritos em 1 Samuel 22 vs. 2:

"E ajuntou-se a ele todo o homem que se achava em aperto, e todo o homem endividado, e todo o homem de espírito desgostoso…"

O que podemos aprender aqui?

Sabemos que Davi foi escolhido segundo o coração de Deus. Isto nos faz entender das seguintes maneiras:

1 Ele era um homem com as qualidades que Deus queria que um rei tivesse para governar sua nação;

2 Ele seria um homem que o próprio Deus iria escolher (pois Saul foi aclamado pelo povo)

Muito perseguido por Saul, Davi sempre optou pela fuga e não pelo confronto com aquele que desejava o matar. Isso não fez dele um covarde pois ele sabia que Saul era ungido do Senhor.

O versículo em questão nos mostra um exército que se reuniu a Davi totalmente desmotivado, sem preparo e, enquanto general de Saul, ele comandava os melhores homens de Israel.

Como então conseguiu convencer essa galera a seguir com ele como exército?

Bem, não encontrei claramente respostas dizendo: "Davi reuniu técnicas de PNL, se tornou coach e animou todos os homens", mas alguns versículos nos mostram características dignas de alguém a ser seguido e admirado.

1 Samuel 22.20,21 e 22 nos mostra um homem que honra quem o ajudou;

1 Samuel 23. 1 a 5 revela que em todo tempo Davi consulta ao Senhor sobre seus passos. Ele tinha que passar por aquilo, seus homens temiam, mas ele clamava a Deus sobre o resultado (se seria positivo ou negativo, se Deus permitiria vitória ou não) e assim venceram com glória na passagem em questão.

1 Samuel 24: nessa passagem, Davi e seus homens estão escondidos na caverna e, ao verem Saul entrando, seus homens (como qualquer pessoa faria) dizem a Davi que agora seu inimigo está em suas mãos, porém Davi escolhe poupar a vida do rei Saul e, mais do que isso, finalizar o problema.

Versículo 4 "Então os homens de Davi lhe disseram: Eis aqui o dia, do qual o Senhor te diz: Eis que te dou o teu inimigo nas tuas mãos, e far-lhe-ás como te parecer bem aos teus olhos. E levantou-se Davi, e mansamente cortou a orla do manto de Saul."

Seus homens, já conhecendo a Deus e o temor de Davi por Ele, colocam a situação como "é de Deus isso".

Versículo 5 "E disse aos seus homens: O SENHOR me guarde de que eu faça tal coisa ao meu senhor, ao ungido do SENHOR, estendendo eu a minha mão contra ele; pois é o ungido do SENHOR."

Davi quer dizer aos seus homens que reconhece a autoridade de Saul como rei e como ungido de Deus.

Do versículo 8 ao 22 vemos o diálogo entre Davi e Saul e os tesouros que nele há. Davi faz Saul ver que realmente estava em suas mãos porém, como um homem de princípios e temente a Deus, decide poupar a vida do rei e se considera como nada perante sua autoridade mesmo sendo também o ungido do Senhor. Isso nos faz lembrar de que Deus se agrade que obedecemos e reconhecemos uma autoridade pois todas são instituídas por ele (Rm 13). E Davi tinha firmeza em suas palavras e sabia quem era recebendo do próprio Saul reconhecimento de ser "mais justo do que ele".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LUZ

Usado ou aprovado por Deus???

Posso fazer de tudo???